Carta aberta aos editores da Revista Superinteressante:

Prezados Alexandre Versignassi e Tiago Cordeiro,

Parabenizo a vocês pela matéria de capa da revista superinteressante junho/2012 “a Bíblia como você nunca leu” um texto de linguagem clara, sem muitos arrodeios e com um fecho muito bom. Ocorre que ao longo da leitura localizei algumas controvérsias e após anota-las quis refutar com os senhores:

-SEXO:  Jacó não recebeu as duas servas das suas esposas como ‘bônus’ pelos 14 anos de bons serivços, Bila (esse era  o nome de uma das servas) fora dada de presente a Raquel (Genesis 29.29); ocorre que como Raquel (a esposa nº 2) era estéril, ofereceu sua empregada ao marido para que esta lhe desse um filho e assim Raquel o adotasse como seu. (Genesis 30: 1 a 3)

-VINHO: Noé não tinha filhas, logo não foi embriagado por elas, ocorre que o construtor da arca, havia se embebedado e na euforia de bebedeira tirou a roupa, então seu filho Cão lhe flagra 'peladão', o que era proibido muito antes de Moisés (Genesis 9.21 a 25); Acho que vocês queriam na verdade citar Ló, sobrinho de Abraão, cujas filhas ao perceberem que não ‘perpetuariam’ à linhagem do seu pai, trataram de dar um jeitinho de engravidar dele, embriagaram o pai, e assim mantiveram relações sexuais com ele.  (Genesis 19:31 a 36); Sobre Jesus e Paulo, interessante notar que tanto no hebraico quanto no grego, há vários nomes para distinguir vinho alcóolico ou fermentado, do vinho ‘suco de uva’ ou não fermentado, logo não se pode inferir que eles incentivaram alguém a tomar vinho alcóolico.

-HOMOSSEXUALISMO: "Depois que o menino se foi, Davi saiu do lado sul da pedra e inclinou-se três vezes perante Jônatas, com o rosto no chão. Então despediram-se beijando um ao outro e chorando; Davi chorou ainda mais do que Jônatas." (I Samuel 20.41) Pergunto aos senhores, onde está a prática homossexual nesse trecho? O 'inclinar-se' de Davi era uma atitude de respeito e submissão de um súdito ao seu Rei (já que Davi considerava Jonatas o herdeiro natural do trono); e 'beijaram-se' trata do beijo no rosto (jogadores de futebol e artistas homens se beijam no rosto e ninguém trata como homossexualismo). O apóstolo Paulo (tratado na matéria como São Paulo) ensinava que os cristãos deviam saudar-se com um beijo santo (ou ‘ósculo santo’, em outras traduções) basta verificar em I Tessalonicensses 5.16 e II Corintios 13:12. Os senhores autores, ainda citam Rute e Noemi como caso de lesbianismo na Bíblia, sinceramente, você afirmar que duas mulheres cujo parentesco era de nora e sogra, respectivamente, eram lesbicas, pelo simples fato da mais jovem se negar a abandonar a mais velha é uma 'forçada de barra' sem noção! Nesse ponto entendo que houve pouco tato de vossas senhorias ao tratar um assunto tão espinhoso para as religiões cristã e judaica. Penso que a vontade de causar impacto, foi maior que o interesse em se aprofundar no texto bíblico (buscando o que diziam os originais, por exemplo) e assim trazer à luz o que realmente houve naquele encontro entre essas quatro personagens.

[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
Meu Perfil
BRASIL , Nordeste , Homem , de 26 a 35 anos , Portuguese , English , Música , Viagens

 
Visitante número: